Warzoo, o jogo inspirado em A Revolução dos Bichos

Warzoo - Caixa

Acredito que a maioria das pessoas já leu o livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell – caso não tenham lido, não sabem o que estão perdendo. Mesmo quem não leu, com certeza já ouviu a expressão “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”.

O livro veio em um momento marcante da história, e sob grande censura Stalinista, Orwell criou uma obra maravilhosa, com muita ironia, numa crítica à sociedade. O livro é um primor e uma leitura obrigatória para nós, o proletariado. Trata-se de uma fábula, onde animais de uma fazenda se rebelam contra os humanos e assumem o controle de toda a produção, inicialmente, num regime de cooperação e igualdade.

Mas, não vim aqui para falar do livro, ainda. E sim do jogo Warzoo, inspirado nessa história.

Warzoo, o primogênito de Fel Barros e da Ace Studios, é um card game de batalha entre a A Aliança e o Eixo Suíno. De um lado você precisa libertar o moinho das garras tirânicas dos porcos e seus comparsas, e do outro, você precisa manter a ordem para que tudo continue funcionando maravilhosamente bem.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que não é um jogo com críticas sociais. Na verdade, ele é super bem humorado e trabalha com dezenas de ícones da cultura pop.

Existem diversos modos de jogo em Warzoo, simples, avançado e mais algumas variantes. Mesmo o avançado parece simples e despretensioso, mas se mostra vil contra jogadas de sorte. O jogo é super estratégico, mas consegue ter regras simples.

Falarei do avançado, pois é o modo que faz uso de tudo o que jogo tem a oferecer.

Existem campos de batalha, sendo no Moinho, a batalha mais importante, pois é onde se inicia o jogo e é também critério de desempate. Caso desejem contextualizar, é onde toda guerra começou.

Primeiro, você define qual carta vai para o moinho e a batalha acontece, após o final dessa batalha, os jogadores colocam seus outros quatro personagens virados para baixo. O vencedor do moinho define onde será a próxima batalha.

Todo personagem possui habilidades especiais. Por isso, é tão importante posicioná-los bem, para não perder pontos à toa.

No final de cada turno, o vencedor ganha um marcador, quando alcançar 3 marcadores ganha o jogo, ganhando o moinho para seus interesses ou ideias.


 Os componentes

O jogo foi lançado pela Galápagos, então como era de se esperar, a qualidade dos componentes está ótima. As cartas estão com a gramatura padrão, que é muito boa. A caixa, os marcadores e os terrenos vieram em um material excelente, é possível manusear sem medo.

Quem já comprou jogos da Galápagos, sabe que a qualidade dos produtos lançados são padronizadas e excelentes.


As ilustrações

O jogo possui um cuidado tão grande com sua arte, que a caixa chega a parecer simples. Todas as ilustrações são lindas, muito coloridas, podendo cada uma delas ser um poster incrível. Dê uma olhada para ver que não estou mentindo.

Veja abaixo os componentes e algumas ilustrações.


Atrasos e extras

O jogo sofreu com alguns problemas durante sua produção e acabou atrasando um bocado para os apoiadores originais.

Quando foi anunciado que sairia pela Galápagos, os apoiadores ficaram felizes, pois a qualidade estava garantida. Porém, muitos se preocuparam com os extras conquistados durante a campanha.

O Fel, em uma forma de compensar os apoiadores, liberou todas as cartas extras para todos os apoiadores. Mesmo as específicas, que dependiam de outros apoios ou prazos – Fel, obrigado.

As cartas extras formaram um novo Deck, que permite a escolha entre três forças, o Eixo Suíno, A Aliança e os Exclusivos.

Os Exclusivos, em sua maioria, são homenagens a personagens da cultura pop e membros da comunidade board game brasileira – não consegui pensar em outra expressão.


Warzoo de Fel Barros é um dos card games mais bonitos do cenário nacional. Sua jogabilidade simples vai te enganar, pois é um jogo estratégico e DIFÍCIL. E seu preço é camarada, sendo vendido por R$ 79,90.

Se quiser saber mais do jogo, basta acessar a página e o grupo no facebook. Lá você encontrará o pessoal tirando dúvidas, marcando jogatinas, e com sorte, até vendendo o jogo com os extras.

E aí, o que acharam? Comentem, sugiram, sintam-se à vontade…

0 Total Views 0 Views Today