The Treatment (De Behandeling – 2014) – Sordidez e sadismo em um suspense perturbador

719

01

Eu gosto muito do gênero suspense, especialmente dos criminais, e principalmente depois da virada do milênio, Hollywood perdeu um pouco a mão nesse sentido, até porque a ação desenfreada tomou conta, e hoje é até difícil separar esses dois gêneros entre si. É claro, temos as exceções, como o excelente Os Suspeitos do ano passado. Então, eu geralmente dou uma zapeada em filmes europeus para encontrar bons exemplares do tipo, já falei aqui do russo Major, e agora vou citar o ótimo, porém pesadíssimo The Treatment, da Bélgica.

O longa acompanha o inspetor de policia Nick Cafmeyer (Geert Van Rampelberg), uma pessoa atormentada pelas lembranças da sua infância, quando teve seu irmão mais novo sequestrado e nunca mais encontrado. Na época Ivan Plettinckx (Johan van Assche), foi apontado como principal suspeito, mas por falta de evidências foi liberado. Agora, muitos anos depois, um caso similar ao do seu irmão cai em suas mãos e ele liderará uma busca massiva em busca do culpado.

05

Eu citei os Os Suspeitos lá em cima como exemplo de bom suspense, e as semelhanças entre os dois filmes vão além. O clima frio, reforçado pela fotografia, as crianças como vitimas, e o fato do policial ser “realista”, sem ser genial (até meio burro, em alguns pontos). Mas a perversão e o sadismo do “vilão” de The treatment, transforma Os Suspeitos em coisa de criança. Uma situação altamente perturbadora, mas plausível, o que torna tudo ainda mais incomodo.

O filme é tecnicamente muito bem realizado, com boas atuações, uma tensão crescente e sufocante, trilha sonora bem colocada e uma atmosfera extremamente gélida. O filme é extremamente cruel e violento, mas não graficamente.

arton93

The Treatment é um thriller psicológico, sem muita ação, com um realismo traumatizante e bem acentuado. Por tratar de um tema sórdido de maneira crua e perturbadora, The Treatment não é um filme pra todos os públicos, mas o roteiro adaptado tem uma trama pesada contada de uma maneira bem acima da média. Se você também é fã do gênero e não se importa em sair com um gosto amargo ao fim do filme, The Treatment é uma ótima dica.

0 Total Views 0 Views Today