destaque

Piratas, Princesas, Aliens, Dinossauros, Agentes Secretos, Plantas Carnívoras, Formigas Gigantes, dentre outros, têm uma coisa em comum: Smash Up. Smash Up é um jogo de Paul Peterson, publicado pela Alderac Entertainment Group, ou AEG. Paul Peterson também é conhecido pelos títulos: Pathfinder (lançado no Brasil pela Devir), Guillotine e Harry Potter TCG. É um card game rápido, que utiliza de uma mecânica que chamamos de Shuffle Building, uma variante da construção de decks, já que, ao contrário dos tradicionais jogos de construir decks, o Smash Up tem facções fechadas de 20 cartas e você não adquire mais cartas durante a partida. Você escolhe duas facções – hoje já são 37 publicadas com mais 4 anunciadas para 2016 – e embaralha as duas, formando um deck de 40 cartas com o qual você tentará alcançar seus objetivos. Vamos à Ficha do Jogo.

listaFICHA DO JOGO
Nome do Jogo Smash Up
Designer Paul Peterson
Editora AEG e Galápagos Jogos (no Brasil)
Ano de Publicação 2012
Ilustração Vários Artistas
Design Gráfico Kalissa Fitzgerald
Mecânicas Influência de Área
Administração de Cartas
Personagens com Poderes Variados
Tempo de Duração 30 a 45 minutos
Número de Jogadores 2 a 4 jogadores
Idade Indicativa 14 anos

exemplos de ação e lacaioOs baralhos de facção do Smash Up são formados por dois tipos de carta: Ações e Lacaios. Em seu turno o jogador pode jogar uma ação e um lacaio de sua mão e resolver seus efeitos, comprando 2 cartas ao final de seu turno. Lacaios possuem um valor de força além de um efeito e as ações possuem apenas um efeito. A grande questão aqui é que, ao contrário do que pode parecer, Smash Up não é um jogo de confronto direto. Você não está tentando matar outros jogadores ou dominar as suas facções. Na caixa do jogo também vêm cartas de Bases, que são áreas do jogo que os jogadores tentam influenciar através do uso de suas cartas (Lacaios são sempre jogados em bases enquanto ações têm variados efeitos).

As cartas de Base possuem 3 atributos: o Limite de Força, as pontuações e seu efeito. O Limite de Força é o que delimita quando a base será pontuada. Os Lacaios presentes nessa base têm a sua força somada e, ao final de um turno que o Limite de Força seja alcançado, aquela base é pontuada. A pontuação daquela base segue os números grandes contidos na carta, da esquerda pra direita. O número mais a esquerda é a pontuação do jogador com Lacaios que possuam a maior soma de força naquela base. O número do meio é do segundo e o da direita é do terceiro. As cartas Base também possuem efeitos únicos que são explicados em texto na própria carta.

baseO jogo termina quando algum jogador atingir 15 pontos pontuando bases e aquele jogador ganha (esse fato pode mudar com a presença de algumas das expansões).

Eu propus a minha coluna aqui no Taxi Café para falar mais de jogos nacionais, desenvolvidos por Games Designers brasileiros, mas como Smash Up é o meu jogo favorito, o meu TOP 1, não tenho como deixar de falar dele. Felizmente nós já temos o jogo base publicado no Brasil pela Galápagos Jogos. Infelizmente ainda não temos expansões em português. O que fica de alento é que a caixa base já traz diversão aos montes.

smash-up-caixaSe você quer um jogo dinâmico, sem muito Analysis Paralysis (Bug cerebral) ou Down Time (Tempo de espera até seu próximo turno), Smash Up é uma excelente pedida. Eu recomendo fortemente a todos, mas acho indispensável que jogadores ou ex-jogadores de TCGs competitivos como Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yugioh, conheçam essa obra prima dos Card Games.

Smash Up é um jogo com alta rejogabilidade, excelente custo benefício (você encontra em lojas por cerca de R$ 90,00) e grandes doses de diversão. Testar as várias combinações de facções é uma diversão a parte. Entender o que cada combinação propõe ao jogador durante o jogo é um desafio interessante, porque o tempo de reação tem que ser curto. Entenda o que sua facção propõe, adapte seu jogo e marque seus pontos. Mais um que recomendo fortemente.

0 Total Views 0 Views Today
  • lucasfais

    Ouvi dizer que não vai muito bem só com 2 jogadores. O que você acha?

    • miltonsalles

      Lucas, olá.

      Minha esposa e eu jogamos bastante, e funciona bastante bem.

      Na verdade, eu acho que é mais estratégico (e divertido) em duas pessoas.

      • lucasfais

        hmmm, bom saber! Obrigado.