Sapotagem – O segundo lançamento da Ace Studios

sapotagem_cartas

Caixa sapotagemOlá, pessoal, tudo bem? Depois de ter fugido da proposta da coluna logo no segundo post, vou voltar aos trilhos e falar, novamente, de um jogo totalmente nacional. Sapotagem é o primeiro lançamento independente da Ace Studios, editora responsável pelo WarZoo, que foi publicado em parceria com a Galápagos Jogos. É um jogo mais leve e menos imersivo que o primeiro, mas não menos interessante.

Sapotagem é uma parceria entre os designers Fel Barros e Warny Marçano. Nele você tenta, através do uso de 4 agências de investigação da S.A.P.O – Sistema Anfíbio de Pulos e Operação, colecionar componentes das facções investigadas. O jogo é rápido e divertido. Como o WarZoo, lançamento anterior da Ace, Sapotagem pode ser jogado com muita imersão ou de forma despretenciosa, atendendo a variados tipos de mesas. Vamos à ficha do jogo.

listaFICHA DO JOGO
Nome do Jogo Sapotagem
Designer Fel Barros
Warny Marçano
Editora ACE Studios
Ano de Publicação 2015
Ilustração Lucas Ribeiro
Design Gráfico Luís Francisco Baroni
Mecânicas Vazas
Administração de Cartas
Coleção de componentes
Tempo de Duração 15 a 20 minutos
Número de Jogadores 3 a 6 jogadores
Idade Indicativa 10 anos

Cada carta tem um “naipe”, ou seja, pertence a uma das 4 agências da S.A.P.O, além de terem um valor e um símbolo de facção. Durante o jogo os jogadores têm visível na mesa uma carta representando o trunfo para a rodada e uma carta que deixa a mostra o trunfo para a próxima rodada, para que você possa planejar também sua próxima jogada.
Carta sapotagem
A cada rodada um jogador começa o jogo, a carta que ele joga determina quais cartas outros jogadores podem ou não jogar. Se o jogador inicial jogou uma carta amarela, todos são obrigados a jogar cartas amarelas, exceto no caso de não terem em suas mãos, sendo assim, podem jogar cartas de qualquer cor. Se uma carta da cor do trunfo for jogada, ela tem prioridade sobre as outras cartas, podendo ser batida apenas por uma carta de valor maior da cor do trunfo.

No final de cada rodada, o jogador vencedor leva as cartas para sua coleção. Essa coleção é formada pelos símbolos de facção contidos representados em cada uma das cartas. Sendo assim, seu objetivo é colecionar símbolos para marcar pontos, mas cuidado! a partir de um certo número de símbolos, você faz pontuações negativas, o que dificulta um pouco mais as contas, além, claro, das bombas-relógio, que só te dão pontuação positiva se você possuir as 4 do jogo.

Sapotagem é um jogo bem legal, divertido e bonito. As cartas são de qualidade excelente, apesar de a impressão variar muito as cores de uma carta para outra. Se você quer uma diversão despretenciosa, Sapotagem é o seu jogo. É um excelente filler que também pode servir para a introdução no hobby para aqueles que vêm do baralho tradicional. Além disso, hoje em dia é encontrado a um excelente preço em lojas, chegando a R$ 45,00, o que não é nada salgado, ainda mais levando-se em conta os preços astronômicos de alguns jogos por aí. A diversão é alta e cada pessoa leva o jogo do seu jeito, sem, no entanto, isso atrapalhar o andamento geral da mesa. Recomendado.

0 Total Views 0 Views Today