Informações
Título Potion Explosion
Editora Galápagos Jogos, Horrible Games
Designers Stefano Castelli
Andrea Crespi
Lorenzo Silva
Artistas Giulia Ghigini
Mecânicas Colecionar Componentes
Reconhecimento de Padrão
Ano 2015

Potion Explosion foi um jogo que “surgiu” do nada e ganhou nossos lares com seu carisma carismático. Agradando por ter bolinhas de gude, por ser uma excelente adaptação dos “Candy Crush da vida“, por ser bonito, muito bem produzido e principalmente, por ser democrático. Ele cumpre com louvor sua função de jogo familiar!

Minha esposa sempre adorou jogos digitais como Candy Crush e outros parecidos. Por isso, quando vi Potion Explosion com aquelas bolinhas de gude, eu sabia que era um tiro certo! Chamei minha esposa e mostrei “despretensiosamente” o jogo, e pronto, ela liberou a verba.

dispensador

Potion Explosion parecia um jogo bonitinho, que veria mesa algumas vezes para mostrar a mecânica, algo semelhante ao que acontece com Escape: The Curse of the Temple. Mas estava realmente enganado, Potion Explosion vê mesa quase toda jogatina, ou para abrir uma mesa, ou para fecha-la.

Ele não só parece um jogo simples, como é um jogo simples. E é essa simplicidade que o deixa tão envolvente. Para vencer em PE, não é necessário uma grande estratégia e fritar seu cérebro, mas precisa de atenção, boa leitura de mesa e, acima de tudo, habilidade para pensar em planos B, C, D… Isso porque a cada rodada, as bolinhas mudam e podem destruir seus planos, obrigando um novo planejamento quando chega sua vez.

Um dos fatores mais engraçados do jogo é que, a cada rodada, você tem a chance de brilhar, conseguindo concluir até duas poções e fazendo combos incríveis. Assim, como é bastante possível conseguir uma explosão fajuta.Fora esses combos, é possível prejudicar o amiguinho, vendo qual ingrediente ele mais precisa, e bagunçando o jogo dele. Isso é sempre divertido.

Vamos ao jogo?

dwppoa-1676x1140

Potion Explosion foi lançado em terras tupiniquins pela Galápagos Jogos e pela Horrible Games, originalmente. É considerado um jogo familiar com coleção de componentes, em outras palavras, um jogo para todos.

Existe um dispensador onde são colocado todas as bolinhas de gude, deixando semelhante ao que vemos na tela do celular quando jogamos Candy Crush. Fora o dispensador, temos algumas poções, cada uma com uma habilidade diferente e alguns marcadores de pontos, tanto positivos quanto negativos.

Cada poção precisa de um ingrediente, representado pela cor da bolinha, para ficar pronta, quando isso acontece, nós podemos usar sua habilidade especial uma vez. Depois de usado, basta virar a poção de cabeça para baixo.

Para preencher as poções, é necessário pegar ingredientes no dispensador. Todo jogador tem o direito de pegar uma bolinha e esperar reações, que são causadas quando duas bolinhas iguais se chocam, se isso acontecer, você poderá pegar todas as bolinhas que se chocaram para você. Caso você não tenha a possibilidade de uma boa jogada, você pode pedir ajuda para o professor, que lhe dará um marcador de -2 pontos, porém, permite que você pegue um ingrediente (sem causar reação) e coloque em sua reserva. Desta forma, é possível ajeitar para a melhor jogada possível.

Potion_Explosion-2

Fora pegar o ingrediente e a ajuda do professor, você poderá beber suas poções e ativar suas habilidades. Existem diversas habilidades, como pegar uma bolinha de cada tipo da primeira linha, pegar ingredientes encostados, devolver ingredientes de uma cor, trocar a cor de alguns ingredientes. Enfim, com as poções é que a mágica acontece.

Cada vez que você conclui uma poção, você ganha uma quantidade de pontos que esta descrito nela, ao final do jogo, quem tiver mais pontos, vence!

Os componentes

A Galápagos Jogos é uma das maiores produtoras de jogos de tabuleiro do Brasil. Já não lembro uma vez que ela tenha entregado um jogo que não passe pelo padrão de qualidade dela, e da comunidade BGB. Sendo assim, não posso falar NADA dos componentes, a não ser que estão excelentes!

A jogatina

Como já comentei, o jogo vê mesa em quase todo encontro de jogos aqui em casa. Ele agrada gamers acostumados a jogos mais pesados, como minha esposa e eu, que temos como jogo preferido Alquimistas, disputando com Agricola. Como também agrada jogadores mais novatos, como alguns sobrinhos de amigos.

O jogo é bastante democrático, permitindo todo mundo pontuar e segurando as rédeas para que ninguém dispare em pontos na frente dos outros. E se por um milagre isso acontecer, ainda não fode a experiência de jogo dos outros.

Se fosse para pontuar algo negativo, seria o tempo de espera entre uma jogada e outra. Como eu disse, o jogo é mais tático, precisa de uma leitura de mesa a cada turno, visto que as bolinhas vivem se mexendo. Por isso, a cada rodada precisamos aguardar o jogador ativo pensar, escolher e jogar. Se sua mesa possuir um jogador um pouquinho mais lerdo, você possivelmente sofrerá.

Mas, certamente, vale jogar. É igual Dixit, nenhuma coleção sofrerá por ter esse jogo nela.


Imagens:

Asmodee, LA marque de jeux de société par excellence

Potion Explosion Game For Board Game Lovers

Potion Explosion: Last Day of Class

Potion Explosion | Review

756 Total Views 9 Views Today

Milton Salles

Ai, que delicia, cara...

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle Plus

Deixe seu comentário:



Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! À toa na Net - Agregador de Conteúdo
Total