Não sobrou nenhum (And Then There Were None) | Minissérie (BBC – 2015)

81+CSdXcP6L - Copia

Um grupo de pessoas se vê reunido em determinado lugar do qual não podem/conseguem sair. De repente, cada uma dessas pessoas começa a ser misteriosamente assassinada. As acusações, desconfianças e o caos se instauram enquanto aqueles que restam tentam descobrir quem é o assassino. Um plot absolutamente clichê, você deve estar pensando, mas não em 1939, quando a Rainha do Crime, Agatha Christie lançou um dos maiores best-sellers da história da literatura, Ten Little Niggers (ou And Then There Were None), O Conto dos Dez Negrinhos (ou E não sobrou nenhum), em português.

Em 2015, 76 anos depois , com dezenas de adaptações e com o plot tendo sido exaustivamente trabalhado nas mais diversas mídias, a BBC One encomendou uma adaptação em forma de minissérie como parte das homenagens ao 125º aniversário de nascimento da autora. A roteirista Sarah Phelps e o diretor Craig Viveiros foram responsáveis pelos três episódios exibidos entre 26 e 28 de dezembro do ano passado no Reino Unido.

A história é aquela descrita acima, oito pessoas completamente estranhas são convidadas para passar um fim de semana na casa do misterioso casal Owen, na ilha do Soldado. São elas o playboy Anthony Marston (Douglas Booth), o  General John MacArthur (Sam Neil), o  Detetive William Blore (Burn Gorman), o Juiz Lawrence Wargrave (Charles Dance), o médico Edward Armstrong (Toby Stephens), a Professora Vera Claythorne (Maeve Dermody), o sedutor Philip Lombard (Aidan Turner) e a aristocrata Emily Bren (Miranda Richardson), além do casal de empregados Ethel (Anna Maxwell Martin) e Thomas Rogers (Noah Taylor).

93508 - Copia

Logo na primeira noite uma gravação revela algo que todos ali queriam esconder, cada um deles traz uma morte em suas consciências, direta ou indiretamente. E entre acusações e explicações, o primeiro convidado morre durante o jantar. Daí em diante, o clima de incerteza e mistério se instaura entre os sobreviventes, que tentam a todo custo descobrir quem é o assassino e como eles podem fugir dali.

And Then There Were None é a prova de como uma história simples pode ser incrivelmente agradável de assistir se bem trabalhada. A adaptação feita por Sarah Phelps é rica em fidelidade com o material original, trazendo diálogos e momentos recortados cirurgicamente do livro. O resultado é um roteiro bem amarrado, bem escrito e com relevância temática e narrativa. O tempo é precisamente dividido entre o desenvolvimento dos personagens individualmente, e em suas interações, sendo que a dinâmica geral coopta momentos de suspense, drama e romance de forma bem orgânica.

São cento e oitenta minutos que passam voando, em um clima de tensão, onde cada personagem parece saber bem mais do que está contando, embaralhando até mesmo a mente do mais perspicaz espectador, que a essa altura até desiste do papel de detetive e se deixa levar pelo desenrolar da história, que caminha gradativamente para um final coerente e muito satisfatório.

Não sobrou nenhum é uma minissérie muito bem produzida, com cenários belíssimos, uma linda fotografia, atores excepcionais, munidos de um roteiro objetivo e bem trabalhado. Um thriller que deve agradar e muito os fãs do gênero, além da legião de admiradores da Rainha do Crime. Uma ótima pedida.

0 Total Views 0 Views Today