970

Creio que temos uma excelente safra de atores talentosos e versáteis atualmente. Tom Hardy, Michael Fassbender, Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, David Oyelowo, Michael Shannon, James McAvoy, Joaquin Phoenix, Christian Bale, Sam Rockwell, só pra citar alguns. E se consolidando cada vez mais nesse time de elite temos o americano de 34 anos, Jacob Benjamin Gyllenhaal, ou apenas Jake Gyllenhaal.

Jake vem de uma família essencialmente artística. Seu pai, Stephen Gyllenhaal, é um diretor com vasta experiência em séries de TV. Sua mãe, Naomi Foner, é roteirista e produtora de cinema. Sua irmã mais velha, Maggie Gyllenhaal, é uma atriz famosa e premiada. Jake, seguindo os passos de seus familiares, teve seu debute como ator logo aos dez anos de idade e desde então vem enfileirando grandes papéis nas telonas.

Ele despontou para o estrelato em 2005, quando estrelou dois filmes que lhe renderam excelente repercussão, além de uma indicação ao Oscar. De lá pra cá transitou entre os postos de galã e herói de ação, até decidir encarar papéis mais complexos e desafiadores, como continua fazendo atualmente. Vamos listar aqui dez filmes essenciais desse grande ator, que em breve deve voltar a aparecer nas indicações da academia.

 

10 – O Céu de Outubro (October Sky – 1999)

octobersky

Esse subestimado drama de 1999, baseado numa história real, foi a primeira vez de Jake como protagonista. Ele interpreta Homer, um adolescente que, ao descobrir que os soviéticos lançaram em órbita o satélite Sputnik, decide que vai construir um foguete para lançar também. O filme se passa no período de guerra fria na cidade interiorana de Coalwood, onde as únicas opções de futuro para jovens como Homer são, ser bons no esporte para garantir uma vaga na universidade ou então trabalhar incessantemente na mina carbonífera da cidade. O filme é dirigido por Joe Johnston, de ‘Jumanji’ e ‘Querida, encolhi as crianças’, e tem uma certa aura de Sessão da Tarde, apesar de não se resumir a isso. É um filme simples, que fala sobre correr atrás de seus sonhos de maneira tocante e inspiradora. O elenco ainda conta com Laura Dern e Chris Cooper, ambos excelentes em seus papéis.

 

9 – Soldado Anônimo (Jarhead – 2005)

Jake_Gyllenhaal_in_Jarhead_Wallpaper_2_1280

O filme acompanha um grupo de jovens militares designados para lutar no Iraque, passando pela fase de preparação até o encontro com um cenário inóspito, mas até certo ponto inesperado. O filme biográfico de guerra – mas claramente anti-guerra – que Sam Mendes dirigiu em 2005 acabou sendo incompreendido por parte do público, que esperou a típica espetacularização dos atos militares americanos, mas se deparou com uma crítica afiada, cheia de humor negro e com várias cutucadas na cultura bélica ianque. Bom filme.

 

8 – Zodíaco (Zodiac – 2007)

812iYAbeJJL._SL1500_

Um suspense fantástico dirigido por David Fincher. O filme é baseado na caçada a um assassino em série conhecido como “Zodíaco”, que atuou em São Francisco durante os anos 60 e 70. Sua marca registrada era enviar cartas para os jornais da cidade, com pistas e códigos que poderiam desvendar sua identidade. Jake é o cartunista Robert Graysmith, que descobre a real intenção das cartas do assassino. Um suspense com o selo Fincher de qualidade, apesar do final anti-climático. O ótimo elenco conta ainda com os vingadores Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.

 

7 – Entre Irmãos (Brothers – 2009)

brothers_2009_3509_poster

Filmaço do sempre eficiente Jim Sheridan. Traz o verniz de um filme de guerra para contar um drama familiar intenso e bem construído. Sam Cahill (Tobey Maguire) tem a vida perfeita, uma esposa e duas belas filhas, quando é mandado pelo exército em missão para o Afeganistão. Lá ele é feito prisioneiro, enquanto seu irmão mais novo (Jake), totalmente o contrário de Sam, aparece para consolar sua família. Quando Sam retorna, a relação entre ele e sua família já não é mais a mesma. Um baita elenco, ótima atuação do Tobey Maguire em um filme que vale muito a pena.

 

6 – O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain – 2005)

Brokeback-mountain-original

O filme que abriu os olhos de Hollywood tanto para Jake, quanto para o já saudoso Heath Ledger, em atuações excepcionais. O longa dirigido por Ang Lee é um dos romances mais sinceros e tristes dos últimos anos. Conta a história dos cowboys Jack Twist e Ennis Del Mar, que se conhecem e se apaixonam enquanto trabalhavam no trato de ovelhas na montanha do título. Fala sobre preconceito, repressão social e amor de uma maneira poucas vezes vistas no cinema. Filmaço.

 

5 – O Homem Duplicado (Enemy – 2013)

maxresdefault

Adam Bell (Jake Gyllenhaal), é um professor de história que leva uma vida monótona e envolta em um ar de mediocridade. Mas isso dá sinais de mudança quando ele recebe uma indicação cinematográfica de um amigo, e ao assistir ao filme descobre um ator inexplicavelmente idêntico a ele. A partir daí ele obsessa em descobrir quem é esse “clone” seu andando por aí. Segunda contribuição de Jake com o franco-canadense Dennis Villeneuve. Um filme difícil, cheio de metáforas e duplas interpretações, mas muito recompensador aos espectadores que não tem medo de encarar alguns desafios.

 

4 – Os Suspeitos (Prisoners – 2013)

Prisoners-movie-wallpapers-9

A primeira contribuição entre Jake e Dennis. Suspense que acompanha duas famílias, os Dover e os Birch, que tem o seu jantar de Ação de Graças interrompido pelo misterioso desaparecimento das garotinhas Anna Dover e Joy Birch. A policia local designa o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) para cuidar do caso e interrogar o principal suspeito, Alex Jones (Paul Dano), motorista de um trailer que estava estacionado em frente a casa das famílias. A soltura do principal suspeito por ausência de provas, e o aparente descaso da policia faz com que o Keller Dover (Hugh Jackman) saia em uma busca violenta e desesperada por justiça. Um suspense impecável, perturbador, violento e frio. Atuações incríveis de Jake e de Hugh Jackman. Vá ver agora!

 

3 – Contra o Tempo (Source Code – 2011)

source_code_ver5_xlg

Mescla de sci-fi com thriller de ação dirigido por Duncan Jones, diretor do ótimo ‘Lunar’. O personagem de Jake faz parte de um experimento criado pelo governo, que possibilita que um agente “reviva” os últimos minutos da vida de outra pessoa. Ele terá que se valer desse artificio para encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas. Filme inteligente, criativo e com um final altamente mind-blowing. Vale muito a pena.

 

2 – Marcados para morrer (End of Watch – 2012)

end-of-watch-wallpaper01

Excelente filme policial de David Ayer. Jake e Michael Peña são dois oficiais de policia de Los Angeles, que com a cara e a coragem botam suas vidas em risco enquanto patrulham as regiões mais violentas da cidade. Filme que fala sobre coragem, amizade e honra. Ação honesta e bem conduzida e um desenrolar muito bem estruturado. Ótima química entre Peña e Jake, ótimo filme.

 

1 – O Abutre (Nightcrawler – 2014)

nightcrawler-main

Em minha opinião, o melhor filme e a melhor atuação de Jake até agora.Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre no intenso mundo do jornalismo sensacionalista, movido a acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraça, o seu ganha pão. Rapidamente sua estranha “proatividade” faz com ele não se contente em filmar esses acontecimentos trágicos, e passe a interferir diretamente neles. Um filme excepcional, tenso e angustiante, cheio de questionamentos e com algo relevante a dizer. Foge de qualquer moralismo, com um senso de humor sinistro e um dos melhores estudos de personagem dos últimos anos, graças a uma atuação brilhante e um roteiro minuciosamente escrito. Leia a crítica completa aqui.

Sem dúvidas, Jake é um dos grandes atores dessa geração. Ele atualmente está em cartaz com ‘Nocaute (Southpaw)’, filme de boxe dirigido por Antoine Fuqua. No próximo dia 24 estreia o filme de sobrevivência ‘Everest’, onde ele atua ao lado de Jason Clarke e Josh Brolin. Ambos muito bem recebidos por onde já estrearam.

E aí, gosta do trabalho de Jake? Tem algum filme favorito? Então deixe aí nos comentários.

0 Total Views 0 Views Today