Algumas pessoas dirão que minha ação foi uma heresia, outros dirão que cometi um erro. Mas, minha esposa e eu achamos que foi um grande acerto! Nós trocamos nosso Dungeon Lords por um Escape: The Curse of the Temple.

escape

Isso mesmo, e o jogo já viu mais mesa em alguns meses do que o Dungeon Lords em um ano.

Escape: The Curse of the Temple é um jogo em tempo real, onde os jogadores são exploradores parceiros que precisam escapar das armadilhas do templo amaldiçoado.

O tempo do jogo é medido por uma trilha sonora que acompanha o jogo base, além de ser possível encontrar diversas outras versão no youtube (e fóruns).

Minha versão preferida:

Sobre o jogo

Em Escape: The Curse of the Temple você e seus amigos assumem o papel de um grupo de exploradores em um templo amaldiçoado no melhor estilo Indiana Jones.

Como uma aventura de Jones, precisamos abrir portas, escapar de armadilhas, colher cristais e fugir.

tabuleiro

Tudo isso rola em tempo real. O cronômetro do jogo primeiro nos dá tempo de explorar o templo e colher os tesouros, então, em certo momento, ele dá a voz de comando para a galera FUGIR e aí o pega para capar começa.

Para jogar é bastante simples, basicamente é lançar os dados loucamente o mais rápido possível, sendo permitido armazenar alguns para fazer a combinação necessária. Algumas vezes vai dar ruim e você será amaldiçoado, quando isso acontecer será necessário abrir mão de alguns cristais ou torcer para seu grupo conseguir reverter essa maldição.

cristais

O jogo possui duas ordens de fuga, e uma última que é a fuga real do templo. Inicialmente, você precisa explorar o templo para conseguir cristais e, quando soa a primeira ordem de fuga, precisa correr para a porta de entrada, e evitar ser sufocado com o templo vindo abaixo. Recomeça uma nova rodada de exploração, com o tempo limitado. Por fim, a última ordem de fuga é para deixarmos o lugar de vez, e então, tornarmo-nos exploradores vencedores ou apenas padecer sob as ruínas. Para conseguirmos escapar, além de chegar na saída a tempo, precisamos já ter colhido um número certo de cristais para abrir a porta do templo.

No jogo não tem meio vencedores, ou você e todos seus amigos fogem, ou todos serão soterrados juntos!

O jogo possui as mecânicas de Colocação de Peças, Cooperativo, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular e Linha de Tempo.

Os componentes de Escape: The Curse of the Temple

dados

O jogo não foi lançado no Brasil, sendo assim, falo da qualidade oferecida pela Queen Games que é muito boa. Empresa responsável por diversos jogos famosos como Alhambra Board Game, Fresco, Shogun e uma caralhada de outros jogos excelentes!

O preço do Escape: The Curse of the Temple na amazon é de $39.00 (R$ 127,00 em conversão direta).

A arte de Escape: The Curse of the Temple

salas

A arte criada por Oliver Schlemmer é bastante legal e suficiente para o jogo, tem um ar divertido e deixa todas as informações na cara. Além disto, considerarei a trilha sonora parte da arte, pois ela é responsável também pelo divertimento e por fazer os “olhos” brilharem.

E nesse ponto, SIM é deslumbrante!

Jogando Escape: The Curse of the Temple

sala-inicial

O jogo é divertido, como eu disse, ele é uma experiência.

Acredito que para explicar como o jogo funciona, é melhor que seja jogado em duas pessoas, como cada partida dura apenas 10 minutos (o tempo da música) é possível que seja jogado algumas vezes na noite. Mas, o feeling do jogo está em jogar com mais 3 amigos (ou seja, em 4 pessoas).

Eu não considero um jogo para noite toda, acredito que seja bom para abertura de noite, e assim, piada para o restante dela. Mas, por ser um jogo “repetitivo” é bom intercalar na jogatina.


Eu acredito que Escape: The Curse of the Temple seja um jogo que precisa ser jogado ao menos uma vez na vida, ele é uma experiência necessária. Feito isso, é possível que nunca mais veja mesa, a não ser quando a corrente for continuar e você amiguinho, for apresentar para outros amiguinhos.

E vocês, o que acham do jogo? Conhecem outros jogos na mesma pegada? Qual foi a experiência de vocês?

Fontes
Imagens: https://boardgamegeek.com/boardgame/113294/escape-curse-temple

1119 Total Views 6 Views Today

Milton Salles

Ai, que delicia, cara...

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle Plus


Faça parte

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! À toa na Net - Agregador de Conteúdo
Total