Crítica: Horas de Desespero (No Escape – 2015)

900-no-escape

Jack Dwyer (Owen Wilson) é um engenheiro que, depois de perder seu emprego nos EUA, parte com a esposa (Lake Bell) e suas duas filhas para um país do sudeste asiático, onde prestará serviço a uma empresa de saneamento. Chegando lá eles são surpreendidos por um levante rebelde que planeja se vingar dos estrangeiros, especialmente aqueles que trabalham para essa empresa. Agora a família tem que sobreviver a uma perseguição urbana enquanto procura uma forma de escapar do país.

Que curiosa surpresa esse filme de John Erick Dowdle. Com toda a pinta de filme B genérico e um orçamento limitadíssimo, o diretor conseguiu se esquivar de vários defeitos habituais nesse tipo de produção, e acabou entregando uma fita de ação honesta e bem feita. Com uma trama absurdamente simples, o longa não se preocupa em estabelecer nem desenvolver muito seus personagens, preferindo preencher seus 103 minutos com um jogo de gato-e-rato frenético e que desperta a atenção do espectador. O pouco que temos de background temático, soa basicamente como uma aula de politica internacional para crianças de cinco anos de idade. É possível que o excesso de “truques baixos” do filme incomode aos mais exigentes, a inserção da trilha sonora e os momentos com câmera lenta são claramente manipulativos. Sem falar no teor um tanto quanto preconceituoso da obra em si. Se você se abstiver desses “detalhes” poderá curtir um pouco mais da proposta.

THE COUP

É curioso ver como o diretor utilizou bem as locações, escolhendo ângulos e uma iluminação que não só favoreceram a criação de tensão, como esconderam as limitações orçamentárias. O elenco é funcional apenas, Owen Wilson e Lake Bell sempre mais á vontade em papeis cômicos, encarnam com competência o casal em apuros. O personagem de Pierce Brosnan acaba sendo apenas um dispositivo do roteiro e sua presença é descartável na maior parte do filme.

Enfim, Horas de Desespero cumpre o pouco que promete fazendo jus ao seu título em português, oferecendo pouco mais de uma hora e meia de desespero e tensão. É um filme de ação com uma atmosfera aterrorizante que pode divertir aqueles que buscam um pouco de escapismo. Tem no Netflix.

Nota: 7,0

0 Total Views 0 Views Today