Crítica: Coherence – O que há de quântico em um jantar entre amigos?

719

746

A “humilde” estreia de James Ward Byrkit, co-roteirista da ótima animação Rango, na direção de um longa metragem soa como um episódio estendido da saudosa e maravilhosa série Além da Imaginação, com roteiro intrigante e desfecho surpreendente.

 

Coherence segue um jantar de reunião de oito amigos de longa data, que acontece coincidentemente enquanto um cometa está passando bem perto da Terra. Esse evento astronômico desencadeia alguns acontecimentos estranhos na, até então pacata, noite dos amigos. Celulares quebram, a luz cai e o comportamento de alguns deles começa a ficar diferente, além de outros acontecimentos um tanto quanto curiosos que transformam a noite em um estranho pesadelo.

la-et-mn-coherence-movie-review-20140620

O roteiro engenhoso escrito por Byrkit traz ótimos diálogos que vão nos apresentando os conflitos dos personagens, além de nos explicar um pouco sobre a trama repleta de referências a teorias de física quântica e buracos de minhoca, usando como ponto de partida a famosa experiência do Gato de Schrödinger, uma das mais famosas teorias acerca da incoerência e decoerência quântica.

 

O filme se passa quase que totalmente em dois ambientes de uma casa, e é filmado inteiramente com a câmera na mão, o que causa uma tremedeira deveras incomoda em alguns pontos, mas também serve pra dar um tom mais intimista a produção de baixíssimo orçamento. O elenco, apesar de não contar com nenhum nome conhecido, não decepciona e entrega atuações consistentes.

coherence

Coherence é um magnifico quebra-cabeças repleto de reviravoltas, um jogo onde ninguém e nada é o que parece, e tudo muda a todo instante, e se a trama não é totalmente original, a pouca exploração que ela tem nas telas do cinema reforça a sensação de novidade.

 

Desde o fantástico Lunar, que um sci-fi de baixo orçamento não me surpreende tanto, mas o excepcional desenvolvimento e o final ambíguo altamente mind-blowing colocam Coherence como um dos melhores filmes do gênero dos últimos tempos.

 

Nota: 8,5

0 Total Views 0 Views Today