O jogo Deterrence 2X62 é um pequenino com uma temática grandiosa. E meus queridos, isso me chamou muito a atenção!

Conheci o Deterrence 2X62 com a divulgação da Funbox Jogos nas redes sociais. Logo de cara me chamou atenção, pois é exclusivo para duas pessoas e barato – o fato de ser barato me agrada bastante – além da temática ser bastante séria para um jogo tão pequenino.

Sendo assim, fui pesquisar mais sobre ele, assisti ao vídeo do Alan Farias e descobri que o jogo é uma adaptação de um título lançado pela Deterrence há alguns anos (2012).

Aparentemente, está incluída na investida da Funbox Jogos, esta alternativa de produzir jogos de designers brasileiros. Além de revitalizar jogos incríveis como Ouro de Tolo e Deterrence, investe em jogos como DUELO: KUNG FU, Matryoshka,  Gamecraft, Pablo, Shakespeare, Iowa e Mehinaku. Essa prática enriquece o mercado e todos só tem a ganhar 🙂

O Deterrence 2×62

pic2634164

Deterrence 2X62, criado pelo Paulo Santoro,  passa durante um embate (em uma realidade paralela) entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Cada personagem assumirá o manto de uma nação e conduzirá um tratado de paz, ou a aniquilação total.

Como isso é feito no jogo? De forma brilhante.

Cada nação possui 4 cidades, com poderes financeiros, bélicos e políticos diferentes. Para um ataque, tratado ou até mesmo uma retaliação, é exigido uma quantidade X de características. Como superar o poder de defesa, ter o alcance necessário e até mesmo a verba para isso.

Cada jogador puxa cartas do monte e pode colocar em suas cidades, aumentando assim, a característica daquela cidade.

Se, rolar um ataque e o jogador rival não conseguir realizar uma retaliação, teremos um vencedor (do embate, historicamente teríamos uma nova atrocidade, como Hiroshima). Caso haja uma retaliação, o jogo continua.

Outra forma de vencer é realizar o tratado de paz que. Para isso acontecer é necessário descer cartas com esse ícone e ignorar o poder bélico da carta.

As artes

30816_m

Como disse, o jogo é pequeno, mas sua temática e mecânica é bastante séria. Sendo assim, Deterrence 2X62 possui artes bem adultas.

As artes possuem traços sérios e são bastante detalhadas. É perceptível que aquele maquinário não foi feito para tratados de paz, mas sim para destruição global. Um excelente trabalho realizado pelo Luis Francisco.

30815_m

Além disso, a iconografia do jogo está bem legal. Cumpre totalmente seu papel, não briga com as artes e nem mesmo precisar de uma cor de fundo. Mas, eu gostaria que o ícone de míssil tivesse apenas uma bala, as vezes me confunde.

Os Componentes

66492_m

Eu sempre gosto de exaltar quando um jogo é barato, pois para mim, é importante e me deixa mais tolerante. E este jogo é baratinho, custa em torno de 35 reais.

Existem dois modelos de cartas, o de cidade e o de equipamento, ambos são excelentes e mantém o padrão de qualidade adotado pela Funbox Jogos.

Além disso, existem os tokens e mesmo poucos, são do nível de qualquer jogo grande.

Se existe um ponto de observação é a caixa. Em outros momentos já citei que não gosto desse material, não gostei em Domínio De Carcassonne, não gostei em Piratas, não gostei em Guerra das Cartas e também não gostei em Deterrence 2X62. Mas, a troca do material da caixa diminui absurdamente o preço. Tanto que todos os jogos que citei aqui são excelentes (no caso de Guerra das Cartas, faz parte de franquia) e custam pouco.

Sendo assim, a caixa está firme e cabe com sleeves, por ela ser montada, não existe respingo de cola e seu tamanho pequeno é até charmoso!

A jogatina

jogatina

Sempre joguei com minha esposa, e digo que sou muito bom nesse jogo, se comparado a ela.

O jogo é sério e às vezes ficamos pensando e fazendo contas no dedo, igual criança.

E preciso assumir, como aspiro desenvolver algo, Deterrence 2X62 me encheu de idéias.

O jogo é pequeno, mas bastante sério. Ele é leve de regras, mas as decisões precisam ser pensadas. E por isso, é um jogo que se destaca!

Não estou dizendo que é um jogo para os festeiros de plantão, o jogo não gera muitas risadas, por isso, se seu grupo joga enquanto festeja, é possível que ele não faça muito sucesso..

Por outro lado, se você tem aquele parceiro que é a seriedade em compota, esse jogo é para vocês!

Resumindo, se você curte uma estratégia e uma pegada mais gente grande, Deterrence 2X62 certamente precisa estar na sua coleção de pequenos grandiosos!

Fonte e imagens: http://ludopedia.com.br/jogo/deterrence-2×62

0 Total Views 0 Views Today

Milton Salles

Ai, que delicia, cara...

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle Plus

Deixe seu comentário:



Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! À toa na Net - Agregador de Conteúdo
Total