Cartas a Vapor | Conheçam o jogo Steampunk Nacional

banner-cartas-a-vapor

O jogo Cartas a Vapor me fez lembrar que sempre gostei de universos Steampunk. Não que seja um conhecedor incrível, mas gosto de jogos como Final Fantasy VI, BioShock Infinite ou Dishonored, e já frequentei o evento Steam Punk de Paranapiacaba (Página no Facebook). Enfim, boas lembranças.

Além de ser nesse estilo, ele ainda é baseado no livro A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, e dá um fatality sendo nacional. É maravilhoso um jogo Steampunk baseado num livro nacional!

Assumo que conheci tanto o jogo quanto o livro pelo canal Direto ao Ponto, do queridão Alan Farias. Quase que simultaneamente, apoiei o jogo. Digo apoiei, pois ele ainda está em financiamento coletivo pelo Kickante.

O jogo Cartas a Vapor

O jogo ainda está em financiamento coletivo. Ele é produzido e arquitetado pela Potato Cat, criado por Kevin e Samanta Talarico, ilustrado por Bruno Accioly e Jéssica Lang, inspirado no livro A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison de Enéias Tavares.

Sei que o jogo tem muito sobre nossa literatura, desde os personagens até referências às localidades. Infelizmente, me falta cultura para captar todas. Mas, como minha senhora é professora de língua portuguesa, nada mais justo ela me dar aulas enquanto jogamos.

cartas-sequencia

O jogo utiliza a mesma mecânica de Canastra, Buraco ou Pife, onde vamos montando “colunas/filas” com cartas que seguem um padrão. Neste caso, cartas com mesmo símbolo, como naipes, e sequenciais, também é permitido cartas pares ou ímpares, desde que não repita a do vizinho em numeração ou símbolo.

Quando um sequência for concluída – algo definido na missão – o time pode descer aquela sequência para seu estoque.

cartas-personas

O jogo possui dois times, heróis e vilões, cada um dos time tem uma missão distinta e compartilham o estoque.

Com as cartas do estoque é possível dar check e concluir a missão do time, ou comprar equipamentos, que dão efeitos imediatos ou permanentes.

Como disse, a mecânica fez parte das nossas vidas, quem nunca viu mesas no churrasco de família jogando algo semelhante durante horas e horas?

Os Componentes

Eu coloquei esse tópico para seguir uma estrutura, mas não posso comentar sobre, pois o jogo ainda não foi produzido e só pude jogar a versão PnP.

As artes

Cenários Steampunk possuem uma assinatura tão forte, que pra mim, todo jogo nesse estilo fica bonito. Mas sei que preciso ser mais específico, por isso, vamos lá.

Existem cartas de peças que na verdade são engrenagens, o legal é que fugiram das engrenagens básicas e fizeram verdadeiros circuitos. Mas o que realmente chama atenção aqui é o cuidado. As cartas possuem um naipe e uma numeração, para melhor leitura, tanto nossa quanto em caso de daltonismo, as cartas seguem um padrão de cores e ícones. Isso é muito legal.

A cartas de personagens e equipamentos possuem uma arte bastante legal também, eu só colocaria a cor de fundo das habilidades mais clara, acho que facilita a leitura.

As artes são bonitas, cheia de detalhes e, como um universo steampunk pede, carregadas. Mas melhor que falar, deixarei vocês tiraram as próprias conclusões.

cartas-informacoes-confidenciais cartas-itens cartas-pecas

A Jogatina

Tive a oportunidade de jogar com minha esposa uma versão print and play.

O jogo funcionou bastante bem, é um carteado gostoso, daqueles que com a mesa no perfil certo, pode-se passar horas jogando várias partidas seguidas.

O jogo, por ter saque de cartas, possui bastante sorte, e precisamos das ferramentas para contornar isso, mesmo que parcialmente. Quanto mais pessoas jogando, menos o jogo será dependente de sorte (ou contornar ficará mais fácil).

Então se você gosta de uma canastra, uma carteado gostoso e de sorte, esse jogo é super indicado para você.

Já se você é aficionado por Terra Mystica, Agrícola ou Dungeon Lords, talvez esse jogo não seja para você. Não que não vá rolar uma diversão, mas o tempo de mesa será menor.

cartas-apoio

Bom, agora é hora de falar sério! Vamos fazer esse jogo acontecer?

Eu não sou patrocinado e nem nada do tipo, apenas gostei do jogo, gostei da temática e sinto aquele orgulho de ser HUEHUE.

Se você quiser apoiar o jogo, vá para a página do Cartas a Vapor no Kickante. Mas, se ainda não estiver convencido, passe na página do Potato Cat e tire dúvidas, converse com o pessoal, vá para eventos. Enfim, bora apoiar!

 

0 Total Views 0 Views Today