Ano novo começando, tempo de fazer planos que você não pretende cumprir, se desesperar com as contas que você não vai conseguir pagar e se resignar com a conclusão de que o ano que se inicia será tão complicado quanto o anterior. Só alegria. Mas pessimismo e amargor a parte, também é tempo de especular sobre o que de melhor nos será trazido pela sétima arte. Para isso, vamos a mais uma edição do post mais tradicional do TaxiCafé, a lista de filmes indie ou abaixo do radar para ficar de olho nesse ano. Sabe como é, todos os sites postam suas listas de filmes mais aguardados do ano e todas são iguais, mas aqui no TC nós somos metidos a diferentões. E não que eu esteja querendo me gabar, mas a margem de acerto costuma ser muito boa, filmes como A Chegada, LaLaLand, Loving, Everybody Wants Some, Green Room, Slow West, Southpaw, The End of the tour, The Lobster, Trumbo, Whiplash, Kumiko, Carol, Amantes Eternos, Ex Machina e Beasts of No Nation foram alguns dos já citados por aqui. Veja as listas clicando aqui. Mas chega de conversa fiada, vamos as nossas 25 apostas para 2017.

War Machine

war-machine

Do que se trata: Baseado no livro The Operators: The Wild and Terrifying Inside Story of America’s War in Afghanistan, de Michael Hastings, acompanhamos um general do alto escalão do exército americano responsável por comandar a tropa na Guerra do Afeganistão. Determinado a ganhar a guerra de uma vez por todas com uma nova abordagem, o general e seus comandantes, ao lado de uma assessoria de imprensa, buscam alianças internacionais por novas tropas e outras vantagens, combatendo a política suja de Washington e a forma tortuosa de gerenciar a guerra.

Elenco: Brad Pitt, Will Poulter, Tilda Swinton, Ben Kingsley e Scott McNairy.

Por que merece atenção: Tem o selo Netflix na produção e distribuição, adapta um romance premiado e conta com um ótimo elenco, além de ser dirigido por David Michôd, dos interessantes Reino Animal e The Rover.

First Man

neil_armtstron

Do que se trata: Cinebiografia do astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, baseada no livro First Man: A Life of Neil A. Armstrong, escrito por James Hansen.

Elenco: Por enquanto apenas Ryan Gosling confirmado.

Por que merece atenção: Damien Chazelle emplacou dois filmes consecutivos nas grandes premiações, Whiplash e LaLaLand. Qualquer projeto com a assinatura do cara merece atenção. a ainda têm muito em que colaborar. Mas se isso não for suficiente, vale dizer que o roteiro será escrito por Josh Singer, que levou para casa um Oscar por co-escrever Spotlight.

Downsizing

downsizing

Do que se trata: Num futuro próximo, algumas pessoas participam de um revolucionário processo de encolhimento, que lhes dará o direito de viver nas novíssimas mini-vilas que se espalham ao redor do mundo. Nessa circunstancias acompanharemos os esforços de um americano médio para ser um dos escolhidos.

Elenco: Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Jason Sudeikis, Neil Patrick Harris e Alec Baldwin.

Por que merece atenção: Além do elenco super carismático e da trama curiosamente instigante, o filme é dirigido por Alexander Payne, de Os Descendentes e Nebraska. O roteiro foi escrito por ele e por Jim Taylor, colaborador habitual com quem dividiu o Oscar de roteiro por Sideways.

Damsel

untitled-6

Do que se trata: Um desajeitado homem de negócios vive várias desventuras no Oeste Selvagem, na esperança de conseguir se casar com a mulher de seus sonhos.

Elenco: Robert Pattinson, Mia Wasikowska, Gabe Casdorph e Joseph Billingiere.

Por que merece atenção: Wasikowska e Pattinson evoluíram muito depois dos blockbusters que os fizeram ficar famosos e tem apostado em trabalhos interessantes, mas o ponto aqui é o roteiro e direção por conta de David e Nathan Zellner, que nos trouxeram o excepcional Kumiko, a caçadora de tesouros.

Jungle

untitled-7

Do que se trata: Baseado nas memórias do aventureiro Yossi Ghinsberg, o filme contará sobre sua viagem pela Floresta Amazônica, que se transformou em uma expedição perigosa e mortal, tanto pelas forças da natureza, quanto pelo caráter das pessoas a sua volta.

Elenco: Daniel Radcliffe, Thomas Kretschmann, Yasmin Kassim, Lily Sullivan, Joel Jackson e Alex Russell.

Por que merece atenção: Uma interessante história real que já foi tema de série do Discovery, e que está nas mãos do talentoso diretor australiano Greg McLean, dos bacanas Morte Súbita e Wolf Creek 1 e 2. E vale o crédito para Radcliffe, que vem embarcando em vários projetos interessantes.

Wonderstruck

untitled-8

Do que se trata: Ben e Rose são crianças surdas de diferentes épocas – uma de 1927 e a outra de 1977 – que fogem para a cidade de Nova York, porque desejam vidas diferentes. Ben sente falta do pai que nunca conheceu e Rose sonha com uma enigmática atriz de cinema cuja vida ela narra em um álbum de recortes. Apesar dos anos que os separam, eles estão conectados por um mistério que aguarda ser resolvido.

Elenco: Julianne Moore, Michelle Williams, Oakes Fegley, Tom Noonan, Cory Michael Smith e Ekaterina Samsonov.

Por que merece atenção: É uma adaptação do livro infantil escrito por Brian Selznick, que também escreveu o livro que inspirou A Invenção de Hugo Cabret, e além de contar com um belo elenco, será dirigido por Todd Haynes, de Carol e Não estou lá.

The Lost City of Z

lost-city-of-z-charlie-hunnam-and-tom-holland

Do que se trata: Em 1925, o lendário explorador britânico Percy Fawcett, partiu rumo a uma aventura na selva amazônica, onde buscava vestígios de uma civilização lendária, mas ele acabou desaparecendo sob circunstancias misteriosas.

Elenco: Tom Holland, Charlie Hunnam, Sienna Miller, Robert Pattinson e Raquel Arraes.

Por que merece atenção: Adaptação do romance de não-ficção de David Grann, dirigido pelo talentosíssimo James Gray, de filmes como Os Donos da Noite, Amantes e Era uma vez em Nova York.

Okja

8379

Do que se trata: Mija é uma jovem garota que está prestes a mudar todo o rumo de sua vida. Quando uma poderosa multinacional ameaça sequestrar sua melhor amiga, um animal de estimação bastante incomum chamado Okja, ela não medirá esforços para impedir o crime.

Elenco: Jake Gyllenhaal, Lily Collins, Tilda Swinton, Giancarlo Esposito, Paul Dano, Steven Yeun e Shirley Henderson.

Por que merece atenção: É o novo filme do sul-coreano Joon-ho Bong, de Expresso do Amanhã, Mother – A Busca pela Verdade e O Hospedeiro. Além do mais, é seguro assistir qualquer filme do Jake Gyllenhaal recentemente.

D’après une histoire vraie

untitled-9

Do que se trata: Após o lançamento de sua mais recente obra, uma famosa escritora tem suas merecidas férias interrompidas pela obsessão de uma leitora sem limites.

Elenco: Eva Green, Emmanuelle Seigner e Vincent Perez.

Por que merece atenção: Em primeiro lugar temos Eva Green, de quem já falei que assisto até comercial de remédio. Em segundo, fãs obcecados sempre rendem filmes interessantes. Em terceiro, mas não menos importante, o filme é dirigido por Roman Polanski.

Last Flag Flying

untitled-10

Do que se trata: Uma continuação espiritual de Last Detail, de 1973 que contou a história de dois marinheiros que, antes de encaminhar um jovem infrator para a cadeia, decidem levá-lo para uns bons dias de farra. O filme foi estrelado por Jack Nicholson, Otis Young e Randy Quaid. Last Flag Flying reúne o trio nos EUA pós-11 de setembro, com os dois ex-suboficiais navais auxiliando o ex-prisioneiro a levar para casa o corpo do filho, morto no Iraque. Com o pedido de ajuda, o trio fará novamente sua viagem de Norfolk, Virginia, até Portsmouth, New Hampshire.

Elenco: Bryan Cranston, Steve Carell, Laurence Fishburne, Kate Easton, Richard Robichaux e Yul Vazquez.

Por que merece atenção: Um projeto de longa data de Richard Linklater, com um elenco com muita cara de Oscar.

The Big Sick

untitled-11

Do que se trata: Um comediante paquistanês e uma estudante americana se apaixonam, mas encontram dificuldades quando suas culturas entram em conflito. Além disso, quando ela contrai uma doença misteriosa, ele deve tentar resolver a crise com seus pais, causada pelo conflito emocional entre sua família e seu coração.

Elenco: Kumail Nanjiani, Zoe Kazan, Holly Hunter, Ray Romano e Matty Cardarople.

Por que merece atenção: Comédia dirigida por Michael Showalter, da série do Neflix Wet Hot American Summer e do interessante Hello, my name is Doris.

The Killing of a Sacred Deer

untitled-12

Do que se trata: Um bem-sucedido cirurgião tenta integrar uma adolescente misteriosa à sua família, sem sucesso. Os atos cada vez mais sinistros da garota levam o cirurgião a tomar uma decisão terrível.

Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Alicia Silverstone, Raffey Cassidy e Bill Camp.

Do que se trata: Nova colaboração de Colin Farrell com o diretor grego Yorgos Lanthimos, do excepcional The Lobster e do esquisitíssimo Dente Canino.

Annihilation

untitled-13

Do que se trata: Baseado na primeira parte da trilogia literária Southern Reach, de Jeff VanderMeer, onde uma bióloga se candidata para uma expedição secreta e perigosa, onde as leis da natureza não se aplicam.

Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Oscar Isaac, Tessa Thompson e Gina Rodriguez.

Por que merece atenção: Além do elenco excepcional, com Isaac, Portman e Leigh, é o segundo filme dirigido por Alex Garland, diretor de Ex-Machina e roteirista de Extermínio.

Yeh Din Ka Kissa

untitled-14

Do que se trata: A história de uma família distante que se reúne na cidade de Nova York para prestar uma homenagem à carreira do artista e patriarca da família.

Elenco: Emma Thompson, Dustin Hoffman, Ben Stiller, Candice Bergen e Adam Sandler.

Por que merece atenção: Bons nomes no elenco (apesar de Adam Sandler) e direção de Noah Baumbach, de Frances Ha, Mistress America e Enquanto Somos Jovens.

Gerald’s Game

geralds-game

Do que se trata: Uma disputa aparentemente inofensiva entre um casal em um local remoto, acaba se transformando em uma angustiante luta pela sobrevivência, e a esposa deve confrontar demônios há muito enterrados dentro de sua própria mente – possivelmente espreitando nas sombras de sua casa aparentemente vazia.

Elenco: Carla Gugino, Henry Thomas, Kate Siegel e Bruce Greenwood.

Por que merece atenção: Uma obra de Stephen King sendo adaptada por um dos mais talentosos diretores de terror da atualidade, Mike Flanagan, de O Espelho, Hush, Ouija: Origem do Mal e Absentia.

The Commuter

liam-neeson-non-stop1

Do que se trata: Durante o seu trajeto usual de volta para casa, um vendedor de seguros é forçado por uma estranha misteriosa a descobrir a identidade de um dos passageiros do trem em que se encontra antes da última parada. Com a rotina quebrada, o homem se encontra no meio de uma conspiração criminosa.

Elenco: Liam Neeson, Patrick Wilson, Vera Farmiga, Sam Neil e Jonathan Banks.

Por que merece atenção: Tem o Liam Neeson provavelmente dando porrada em alguém, sob a batuta de Jaume Collet-Serra, de Águas Rasas, A Órfã e Sem Escalas.

XX

untitled-18

Do que se trata: Quatro contos mortais de quatro mulheres fatais.

Elenco: Melanie Lynskey, Natalie Brown, Sheila Vand, Mike Doyle e Angela Trimbur.

Por que merece atenção: Já disse aqui o quanto gosto de antologias de horror e essa será dirigida por quatro mulheres, entre estreantes e experientes no cinema de horror. Entre elas estão Roxanne Benjamin, de Southbound, e Karyn Kusama, de The Invitation.

Woman Walks Ahead

woman-walks-ahead-movie-1

Do que se trata: Final do século XIX. Caroline Weldon, artista e ativista do Brooklyn, vai até a reserva Standing Rock para ajudar Touro Sentado, chefe dos sioux, a lutar pela preservação dos indígenas no local. Ela se muda para a aldeia com o filho adolescente, assume o cargo de secretária de Touro – que não fala inglês – e passa a enviar cartas para o governo dos EUA pedindo atenção ao caso.

Elenco: Jessica Chastain, Sam Rockwell, Ciarán Hinds e David Midthunder.

Por que merece atenção: Drama com dois protagonistas fortíssimos, escrito por Steven Knight, roteirista de Locke, Senhores do Crime, Coisas Belas e Sujas e da série Peaky Blinders, e dirigido por Susanna White, das séries Billions, Boardwalk Empire e Masters of Sex.

You Were Never Really Here

untitled-19

Do que se trata: Um veterano de guerra ganha a vida resgatando mulheres presas em cativeiros trabalhando como escravas sexuais. Após uma missão mal sucedida em um bordel de Manhattan, a opinião pública se vira contra ele e uma onda de violência se abate na região.

Elenco: Joaquin Phoenix, Ekaterina Samsonov, Alessandro Nivola e Judith Roberts.

Por que merece atenção: É baseado no romance de Jonathan Ames, estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Lynne Ramsay, diretora de Precisamos Falar Sobre o Kevin.

Battle of the Sexes

untitled-16

Do que se trata: A história real da tenista Billie Jean King, que nos anos setenta, aos vinte e nove anos de idade e na segunda posição do ranking da ATP (a classificação mundial dos tenistas), decide desafiar Bobby Riggs, uma das lendas do esporte, campeão de Wimbledon.

Elenco: Emma Stone, Andrea Riseborough, Steve Carell, Alan Cumming e Elisabeth Shue.

Por que merece atenção: Um belo elenco, uma história real com cara de Oscar e direção da dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris, de filmes como Ruby Sparks e Pequena Miss Sunshine, além do roteiro escrito por Simon Beaufoy, de 127 Horas, Quem quer ser um milionário e Evereste.

Pokot

pokot

Do que se trata: Em uma densa noite de inverno, a astróloga e vegetariana Janina Duszejko acaba encontrando o corpo morto de um de seus vizinhos, em condição deplorável. Os únicos vestígios da morte são alguns cervos mortos, provavelmente pelo vizinho, que é caçador. Mas o mistério começa de verdade quando, inesperadamente, outros caçadores da região começam a aparecer mortos nas mesmas condições.

Elenco: Agnieszka Mandat-Grabka, Wiktor Zborowski, Jakub Gierszal e Patrycja Volny e Miroslav Krobot.

Por que merece atenção: Dirigido por Agnieszka Holland, roteirista da trilogia da cores de Kieslowski e diretora de filmes como O Jardim Secreto e Filhos da Guerra.

The Endless

seriousness

Do que se trata: Dois irmãos retornam para a misteriosa seita da qual fugiram anos atrás, agora que desconfiam que o que ela pregava não é tão maluco assim.

Elenco: Tate Ellington, Lew Temple, Emily Montague, James Jordan e Ric Sarabia.

Por que merece atenção: É o novo projeto da dupla Justin Benson e Aaron Moorhead, que estrearam em 2015 com o ótimo Primavera. Vale a expectativa.

Under the Silver Lake

Do que se trata: A trama acompanha um homem que se torna obcecado com as estranhas circunstâncias do assassinato de um magnata bilionário e o sequestro de uma garota.

Elenco: Andrew Garfield, Jimmi Simpson, Riley Keough, Callie Hernandez e Riki Lindhome.

Por que merece atenção: Com um elenco interessante, o filme descrito como um moderno thriller-policial noir, que conta com a direção de  David Robert Mitchell, de um dos melhores filmes de terror dos últimos anos, Corrente do Mal.

É isso pessoal, primeiro post do ano, a tradicional lista de apostas do TaxiCafé. Tomara que esse ano seja melhor do que o passado, no que diz respeito ao cinema. Fiquem com a gente para acompanhar os erros e acertos dessa lista e deixem nos comentários algum outro filme que vocês esperam para 2017.

3278 Total Views 27 Views Today

Vinicius Salazar

Um estudante de história de 23 anos que ama filmes, bons e ruins, e acha que tem algo a dizer sobre eles.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe seu comentário:


Faça parte

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! À toa na Net - Agregador de Conteúdo
Total